As normas abaixo relacionadas têm o objetivo de assegurar que o aparelho seja utilizado por todos, de maneira responsável e organizada. Estas normas poderão ser alteradas de acordo com a demanda e utilização do equipamento. É importante que todos leiam esse documento elaborado para a utilização do aparelho. Nesse documento se estabelecem as seguintes normas:
DA COMISSÃO RESPONSÁVEL
Chefe do laboratório de Imunologia e responsável pelo equipamento: Tatiana Karla do Santos Borges
Técnicos responsáveis pelo laboratório: Shirley Claudino Pereira Couto e Mariangela Souza De Oliveira
Consultor técnico: André Moraes Nicola
DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O horário de funcionamento regular do citômetro é das 8:00 às 16:00h, de segundas às quintas-feiras e sextas-feiras das 8:00 às 12:00h.
A utilização do citômetro fora do horário de funcionamento regular somente será permitida mediante autorização da chefia do laboratório e com o acompanhamento de um professor responsável.
DA PERMISSÃO DE USO
O uso do citômetro se restringirá somente a sua sala e a bancada de apoio na frente da sala.
O uso do citômetro só será permitido aos usuários internos e externos desde que tenham sido treinados para utilização do Fortessa e que tenham autorização prévia avaliada pelo responsável pelo Laboratório de Imunologia Celular.
Potenciais usuários do citômetro devem realizar o cadastramento no Laboratório de Imunologia Celular da Faculdade de Medicina.
Cabe ao professor responsável pelo citômetro avaliar se o usuário está devidamente apto para usar o equipamento.
A responsabilidade final pelo uso do equipamento em qualquer horário é do professor ou pesquisador que solicitou o agendamento. O professor responsável deve estar atento para a indicação somente de usuários treinados e aptos a operar o equipamento.
Só será admitido o uso do citômetro para aqueles que tiverem assinado os termos de uso e de responsabilidade.
Só será permitido até 3 pessoas na sala do citômetro. Se algum usuário estiver utilizando os computadores que estão na mesma sala do aparelho, só será permitida a presença de 2 usuários.
NÃO será permitido a utilização do citômetro sem o devido uso dos equipamentos de proteção individual.
Considerando que poderão ocorrer nesta sala a utilização de corantes carcinogênicos e micro-organismos de nível de biossegurança 2, todo o usuário deverá seguir as regras utilizadas no ambiente NB2.
DO AGENDAMENTO
O agendamento de uso do citômetro será realizado no site da FM na aba “Plataforma multiusuários”. Situações particulares serão analisadas pelos responsáveis.
SOMENTE o usuário habilitado e cadastrado no Laboratório de Imunologia Celular da Faculdade de Medicina poderá agendar o citômetro.
φApós agendamento, o usuário deverá entrar em contato com o laboratório de Imunologia Celular pelo whatsapp 6181249976 ou pelo e-mail licfmunb@gmail.com.
Os agendamentos serão permitidos para até 90 minutos de utilização.
O usuário só poderá agendar um horário na semana. Caso necessário o agendamento por um período maior, solicitar a autorização do professor responsável pelo citômetro.
O agendamento será prioritário para a execução de projetos com prazo final e/ou que estejam na data limite para defesa.
O período de tolerância para iniciar o uso do citômetro no horário de agendamento é de 30 minutos, sendo que após este período o aparelho poderá ser disponibilizado para outro usuário. Em caso de imprevisto, o usuário deverá informar ao laboratório.
DO USO
Na primeira segunda-feira de cada mês, pela manhã, o citômetro ficará indisponível para o usuário. Neste horário será realizada a limpeza mensal e o controle de qualidade. Caso seja feriado neste dia ou nos dias subsequentes, a limpeza será realizada logo no primeiro dia útil após o feriado;
O controle de qualidade será passado semanalmente no citômetro pelo técnico responsável.
O último usuário do dia deverá considerar o horário de desligamento do aparelho e deve realizar a limpeza diária ao final;
Ao término da utilização o usuário deverá realizar a limpeza diária do aparelho que tem duração de aproximadamente 10 minutos (O protocolo de limpeza se encontra na pasta de POPs ao lado do equipamento);
Todas as amostras deverão ser filtradas no cell strainer 40 a 70 μm antes de serem colocadas no equipamento, sob pena de danificação do mesmo; esta etapa será previamente verificada pelo técnico responsável pelo citômetro. O usuário deverá providenciar os seus filtros.
Só é permitido a utilização de salina da marca BD FacsFlow sob pena de danificação do equipamento;
Cada usuário deverá trazer seus materiais de uso (ponteiras, tubos, placas, filtros, pipetas, etc) e de proteção individual (luva, avental, etc);
Quaisquer dúvidas sobre o aparelho, ou problemas devem ser reportados imediatamente ao técnico responsável. Além disso, qualquer intercorrência deverá ser prontamente registrada no livro de registro que se encontra ao lado do equipamento;
O uso do citômetro e a limpeza diária deverão ser registrados nos livros de usuários ao lado do aparelho;
Cada professor usuário possuirá uma senha. Os alunos deverão trabalhar no citômetro somente na senha do seu professor responsável;
Todos os ajustes e compensações a serem realizadas no programa FACSDiva serão de responsabilidade do usuário;
Os dados adquiridos deverão ser salvos em pastas identificadas com o nome de cada professor/Usuário e a cada 3 meses, o técnico responsável pelo equipamento realizará um backup dos dados em mídia digital. Estes dados ficarão sob a guarda do Laboratório de Imunologia Celular. Depois do backup, todos os dados de usuário serão apagados no computador do citômetro;
Para salvar os dados adquiridos utilize CD ou DVD não regraváveis ou pendrive virgem nos computadores da sala do citômetro;
DA DISPONIBILIDADE DE MATERIAIS E REAGENTES
O laboratório de Imunologia não fornecerá nenhum material de consumo como plásticos, placas, ponteiras, gazes, etc;
O laboratório NÃO disponibilizará salina aos usuários;
O controle de qualidade CST e a salina será comprado uma vez a cada 3 meses.
A aquisição do CST e controles de compensação para controle e manutenção adequados do equipamento serão rateadas por todos os usuários do citômetro.
Os usuários que precisarem calibração específica para seu experimento deverão necessariamente trazer seu kit de calibração específico para o equipamento.
DA RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS
Durante o período de uso, o usuário responsável e seu professor responderão por quaisquer ocorrências por inabilidade ou mal-uso (Observar o item “Das Sansões”);
DA RESPONSABILIDADE DOS TÉCNICOS
Cabe aos técnicos responsáveis pelo citômetro passar o controle de qualidade e realizar as manutenções semanais e mensais.
Cabe a cada usuário realizar a limpeza diária após o uso do aparelho, manter o ambiente limpo, descontaminado e arrumado após o uso.
Cada professor responsável assinará um termo de uso do aparelho que deverá ser entregue para o técnico responsável pelo citômetro.
DAS PROIBIÇÕES
Não é permitido o uso do aparelho por pessoas não autorizadas;
Não é permitido o uso do aparelho sem a expressa assinatura do termo de uso pelo professor responsável;
Não é permitido a entrada de alimentos ou líquidos na sala do citômetro;
Não é permitido o uso de salina que não seja o Facsflow da BD;
Não é permitido mais de 3 pessoas na sala do citômetro;
Não é permitido processar as amostras sem fazer a filtração adequada no “cell strainer”.
DAS SANÇÕES
A não observância da normas de utilização do citômetro será registrada em ata e reportada ao (à) professor (a) responsável pelo usuário, sob pena de suspensão do direito de utilizar o equipamento, conforme o termo de uso.
A má utilização do aparelho pelo usuário será registrada em ata e o mesmo ficará proibido de utilizar o citômetro.
Agendamento de uso do citômetro
O agendamento de uso do citômetro será realizado no site da FM na aba “Plataforma multiusuários”. Situações particulares serão analisadas pelos responsáveis.
SOMENTE o usuário habilitado e cadastrado no Laboratório de Imunologia Celular da Faculdade de Medicina poderá agendar o citômetro.
φApós agendamento, o usuário deverá entrar para o grupo de agendamento no whatsApp link: https://chat.whatsapp.com/Knrnk4UTCeW79UG2poTuJT , enviar o comprovante de agendamento no grupo e esperar a confirmação e autorização do LIC.
Os agendamentos serão permitidos para até 90 minutos de utilização.
O usuário só poderá agendar um horário na semana. Caso necessário o agendamento por um período maior, solicitar a autorização do professor responsável pelo citômetro.
O agendamento será prioritário para a execução de projetos com prazo final e/ou que estejam na data limite para defesa.
O período de tolerância para iniciar o uso do citômetro no horário de agendamento é de 30 minutos, sendo que após este período o aparelho poderá ser disponibilizado para outro usuário. Em caso de imprevisto, o usuário deverá informar ao laboratório.
Se o usuário não for utilizar o equipamento na data agendada, ele deverá desmarcar do calendário e enviar o comprovante para o grupo de agendamento.